‘Corpão’, ‘coxão’, músculos definidos e resistência física não são construídos em horas, nem em 30 dias. Eles são o resultado de esforço repetido e de disciplina. Lembrem-se: tudo que é demais, não é saúde. O equilíbrio deve imperar em todas as nossas escolhas.

Aqui, não falo de atletas de alta performance e fisiculturistas. Eles treinam pesado, sim, por questões profissionais e objetivos ímpares. Estou falando de pessoas que estão buscando qualidade de vida, sem ultrapassar limites além da fisiologia (funcionamento normal do organismo).

As pessoas mais longevas são equilibradas no exercício e na alimentação. Os benefícios de praticar exercícios regularmente são muitos: eles melhoram a disposição, a qualidade do sono, o funcionamento do intestino, o humor, além de deixar você com menos fome.

Está desanimado, sem vontade, não tem persistência? Lembre-se que existem especialistas para você. Há o médico para avaliar a saúde, a psicóloga para auxiliar em questões emocionais, o coach para ajudar nas metas. Porém, tudo isso depende de você, é somente você que tem o livre arbítrio de escolher o que quer. Ninguém pode colocar salada, frutas e proteína na sua boca e não tem como terceirizar a academia. Então, olhe para você e observe o que o seu corpo está pedindo. Quer descanso, descanse. Só quer caminhar ok. Só quer atividades leves, entenda o momento que está passando e respeite seu templo sagrado chamado ‘corpo’.

No entanto, se o sono, a indisposição, a procrastinação e a preguiça persistirem, alguma coisa não vai bem! Em geral, quando o carro fez um barulhinho, corremos para o mecânico. Pense nisso e faça uma analogia com o seu corpo. Provavelmente, ele vem chorando faz tempo e você está fazendo de conta que está tudo normal.  Cuidado! A nossa mente pode mentir, mas o corpo não engana.

Qualidade de vida é sinônimo de bem-estar físico e emocional, aliado com a prática regular de exercício e alimentação nutritiva. Saúde você tem quando constrói bons hábitos! E o mais importante: você pode começar hoje. Se desistir, recomece. Mude de atitude, seja mais saudável e faça escolhas inteligentes.