O estômago não tem dentes! O processo da mastigação inicia na boca, com a liberação de enzimas digestivas (amilase salivar) necessárias para quebrar o alimento e, depois, a responsabilidade é do estômago. Em contato com a acidez do estômago, as proteínas (carne, frango, peixes, ovos) são quebradas em aminoácidos, substâncias essenciais para produzir hormônios, neurotransmissores e vitaminas. Intestino, pâncreas e fígado, estes e outros órgãos participam da digestão de qualquer comida e realizam seu trabalho com autonomia total.

Mesmo assim, não dá para dizer que o sistema digestivo é independente do começo ao fim. Isso por causa do abrir e fechar da boca, responsável pela quebra de certos nutrientes em partículas menores e, logo, mais fáceis de serem absorvidas. Com a correria do dia a dia, sem tempo nem para comer calmamente, até as mordidas estão sendo automatizadas para abreviar o tempo à mesa. Essa pressa na hora de comer tem muitos efeitos negativos. Além de atrapalhar a digestão (desconfortos digestivos), dificulta a perda de peso.

Estudos vêm mostrando que, quem mastiga cada porção em média 35 vezes, come menos em relação aos glutões que só repetem o movimento dez vezes. A contração muscular serve de estímulo à liberação de substâncias responsáveis pela sensação de saciedade. Ou seja, quando você mastiga poucas vezes, acaba comendo maior quantidade e vorazmente porque não dá tempo de o cérebro receber a informação que já está saciado. Aí, não tem jeito, a barriga cresce.

Também é importante que o bolo alimentar esteja em contato com toda a boca para promover maior saciedade. Quando a mastigação é bilateral estimula, pelas vias nervosas, o hipotálamo, a área do cérebro que controla a fome.

A chegada dos primeiros bocados de comida no intestino leva alguns minutos. Isso serve como mais um sinal de saciedade. Estima-se que os mecanismos que regulam a fome funcionam após 15 minutos desde a primeira abocanhada. Dessa forma, se não tiver um tempo para almoçar, coma uma fruta ou tome um shake proteico. É melhor do que comer tudo inteiro, sem mastigar adequadamente.

O sistema nervoso leva, pelo menos, 20 minutos para entender que o estômago está cheio. Por isso, é importante respeitar o momento das refeições e se alimentar com calma. Uma mastigação tranquila favorece a saciedade por mais tempo.