Não pode comer milho e soja porque é transgênico. O leite tem porcarias dentro. Suco tem frutose e barrinha de cereal possui glicose, ou seja, também não pode. Sardinha e atum são enlatados, têm alumínio, não pode. Palmito e pepino em conserva nem pensar! Carne tem nitratos, frango tem antibióticos e peixe tem mercúrio. Castanha tem fungos. Salada tem agrotóxicos.

Então, vamos comer o quê? Vento pode? Não. Tem muito CO2 e poluentes.

Quando falo no consultório ‘comam porcaria de vez em quando’ é riso na certa.  No entanto, deixo claro que, por favor, bolacha recheada é demais! Refrigerante, todos sabemos que não faz bem. Mas, um copinho no final de semana não mata ninguém. O segredo é comer de tudo moderadamente. É bacana comer comida de verdade e só isso. Não me refiro às pessoas que têm doença celíaca ou são intolerantes a alimentos específicos, esses têm suas restrições.

A saúde está no equilíbrio. Se você ficar neurótico, não vai comer nada. Além de ficar antissocial, ficará infeliz. Ninguém consegue comer a vida toda frango com batata-doce, seis vezes ao dia. Precisamos do feijão com arroz, das saladas, legumes, proteínas da carne e frutas diariamente.

O que mais intoxica e gera dores de estômago, gosto amargo na boca, são sentimentos ruins, como a raiva, falta de perdão, mágoas, o passado mal resolvido. A preocupação excessiva faz mais mal que o “X-tudo” da esquina.

Quem se preocupa excessivamente e a todo momento em consumir só alimentos saudáveis, orgânicos e naturais pode estar sofrendo de um transtorno alimentar ainda pouco comentado, porém, perigoso. Ele é chamado de ortorexia nervosa e merece atenção.

Lembre-se: com o emocional abalado, a ansiedade aumenta, a compulsão alimentar também, a ingestão de café ou cigarro extrapola, a sensação de vazio se sobrepõe. Vamos cuidar das emoções, preste atenção ao que você está sentindo e como isso reflete na saúde. Saúde é o equilíbrio físico, emocional, social e espiritual.

O importante é o equilíbrio! Cortar tudo que é prazeroso faz mal, exercício excessivo também, até água em excesso não é salutar.  O veneno de cobra em doses homeopáticas é medicamento e em altas doses é letal. Somos seres únicos, com histórias ímpares e necessidades diferentes.