Esquecer onde está a chave do carro, o nome de alguma pessoa, um compromisso ou uma data importante pode acontecer com qualquer pessoa. Mas, quem vive estressado tem mais chances de acabar prejudicando a rotina com esses incômodos. É que o problema acaba se tornando frequente, principalmente, nesta época do ano, na qual o ritmo intenso de trabalho e de estudos vai ocupando boa parte dos dias.

A queixa geral envolve perda de memória e sensação de fadiga, afinal, mais de dois terços do ano já passaram e faltam apenas alguns meses para o período comum de férias. O estresse, nada mais é do que o nível elevado de cortisol presente no organismo. Ele age como uma toxina para os neurônios, gerando as alterações de memória em diferentes níveis, com falta de concentração, diminuição de foco, esquecimento e até esgotamento mental.

Além disso, palpitações, falta de ar, cansaço, insônia, exaustão e aumento de apetite por doce ou salgado são outros sinais de alerta para o desenvolvimento da doença. Também estão associadas a ela as alterações na imunidade, irregularidades no ciclo menstrual, queda da libido e indisposições digestivas, como a gastrite.

O segredo para diminuir e também prevenir os sintomas do estresse está baseado em uma rotina de bons hábitos, alimentação equilibrada e prática de exercícios físicos. Eles oxigenam o cérebro e trazem sensação de bem-estar, regulando os neurotransmissores cerebrais. A exposição ao sol estimula a produção de vitamina D, que estimula a proteção dos neurônios.

Já na alimentação, que ajuda a armazenar as informações, deve priorizar a variedade de cores. Frutas vermelhas, castanhas e nozes, peixes, linhaça, chia, sementes de abóbora e girassol, abacate, azeite de oliva extravirgem, folhas verdes, como couve, alface, rúcula e acelga, e ovos compõem o grupo de alimentos amigos da memória.

Além do corpo, a mente também precisa de cuidados. É necessário ter uma boa rotina de sono, contato com a natureza e outras pessoas e fazer algumas pausas em uma espécie de miniférias. Deixar a zona de conforto é uma ótima opção. Ler, jogar algo para se entreter, montar um quebra-cabeça ou fazer palavras cruzadas são atividades que trazem bem-estar. Ainda é possível escolher uma rota diferente para ir ao trabalho, aprender um novo idioma e exercitar o cérebro com bons pensamentos em busca de qualidade de vida.