Atualmente, grande parte da população busca alternativas para viver com mais plenitude, garantindo longevidade e, consequentemente, mais saúde. O estilo de vida saudável ganhou milhares de adeptos nos últimos anos, seja com foco em emagrecimento ou apenas para assegurar uma rotina mais equilibrada.

Engana-se quem pensa que, para isso, é necessário grande investimento financeiro. A vida saudável está acessível a todos. Conquistar mais qualidade de vida não é algo inatingível. Pequenos hábitos podem gerar grandes transformações de dentro para fora.

Para alcançar a melhora da qualidade de vida, é necessário encontrar formas de estabelecer a harmonia de todos os pilares, não apenas da alimentação e da atividade física. Além disso, é preciso gerenciar o sono e o estresse e estabelecer equilíbrio emocional e espiritual.

Hábitos essenciais

– Sono de qualidade: dormir mais cedo, antes das 23h, garante um sono reparador e relaxante. O ideal é optar por um quarto bem escuro e se desconectar de equipamentos luminosos, como TV e celular. É fundamental se desligar, deixar as preocupações de lado. Outra indicação é usar técnicas respiratórias para esvaziar a mente antes de dormir.

– Redução de açúcar: esse ingrediente altera os neurotransmissores cerebrais relacionados ao bem-estar, deixando quem consumiu agitado e inquieto. Substituí-lo pelo açúcar natural das frutas, assim como diminuir a quantidade no café e no chá e a ingestão de guloseimas.

– Corpo em movimento: quando se pratica algum exercício, o organismo é estimulado a liberar endorfina, relacionada à energia e disposição. A sugestão é encontrar uma atividade que seja prazerosa e incluí-la na rotina cinco vezes por semana com, no mínimo, 20 minutos de duração.

– Gerenciar o estresse: o primeiro passo é identificar a origem do transtorno e buscar medidas para amenizá-lo. Fazer pausas durante o dia ajuda a relaxar. Deve-se evitar levar trabalho para casa e trabalhar nos fins de semana. É preciso tirar um tempo também para o lazer e o descanso.

– Saúde emocional e espiritual em foco: não existe saudabilidade se a mente não está em ordem. Meditar ajuda a enxergar situações desagradáveis com mais clareza. Tentar ver o lado positivo e conversar sobre as emoções minimizam as dificuldades. Para acalmar a mente, vale observar a respiração, silenciar e tirar o foco do problema. Sair para se divertir, ter um hobby, dançar, ter amigos e criar o hábito de agradecer fortalecem o equilíbrio corpo e mente. O contato essencial com a natureza também auxilia as pessoas a se conectarem consigo mesmas.