Diante de uma doença, uma dor, precisamos questionar o porquê do corpo estar expressando isso. Quem é o dono dessa dor?

A doença é uma emergência de um ser único e complexo, sem padronizações. O nosso organismo é um sistema complexo e aberto, com capacidade de autorregulação. O sistema nervoso neurovegetativo, que leva informações, funciona como uma rede que interliga o ser humano com o todo. Nós interagimos o tempo todo com o ambiente, com o alimento, com a natureza, com as pessoas. Nós somos o ambiente que vivemos.

Essa regulação, que já vem com cada pessoa, é única. Cada um tem um jeito de viver, que é o seu jeito. Só que algumas formas de levar a vida bloqueiam a capacidade de se autocurar e isso pode ocorrer por erros alimentares, estresse descompensado, insônia, envelhecimento, problemas dentários, doenças, medicações, intoxicações crônicas por metais, problemas emocionais, falta de exercício físico ou pela falta de descanso. Alguns hábitos não tão bons fazem com que adoeçamos mais.

Lembramos que o sintoma pode ser igual, mas a pessoa é diferente, tem uma história de vida exclusiva, só dela. Existem diferentes formas de reagir diante de uma mesma situação. O grande problema não é o estresse em si, mas como reagimos diante dele. Sabemos que o estresse crônico muda o metabolismo do nosso organismo por completo, alterando neurotransmissores e hormônios. Nós, seres humanos, temos uma capacidade de adaptação enorme, na grande maioria das vezes, com um alto custo biológico, que pode levar ao desenvolvimento de inúmeros desequilíbrios e doenças.

A memória do homem é frágil, mas o sistema nervoso neurovegetativo não esquece nada. Toda informação que chega fica gravada na memória das células, de forma inconsciente. O sistema nervoso funciona como uma rede e, quando recebe um estímulo, permite a transmissão de informações no corpo todo. Esse estímulo pode ser por meio da alimentação nutritiva que descongestiona o sistema todo e faz com que o organismo se reequilibre.

Para viver mais e melhor, o segredo é o equilíbrio: descanse mais, coma menos, mexa-se mais, cultive pensamentos altruístas. Dê um passo de cada vez para ir mais longe!

 

Como buscar o reequilíbrio:

– meditando diariamente

– cuidando dos pensamentos

– comendo melhor

– ingerindo mais água

– respirando corretamente

– exercitando-se