Na estação mais fria do ano, o corpo gasta uma quantidade extra de energia para manter a temperatura. Com isso, aumenta a fome e a vontade de comer delícias bem quentinhas e calóricas. Mas, cuidado, pois você pode ganhar quilos extras durante a estação. Por isso, hoje, listei algumas dicas para organizar o cardápio. Confira:

*Evite o chocolate quente e, contrapartida, consuma mais chás. Eles são ótimas opções para aumentar a temperatura do corpo, desde que sem açúcar ou adoçados com um pouco de mel ou açúcar mascavo.

*Beba muita água! Não se esqueça da hidratação. Embora a transpiração diminua no inverno, nossas necessidades quanto à hidratação continuam sendo as mesmas.

*O consumo de fibras é fundamental para dar volume às fezes e auxiliar na evacuação. As frutas, legumes e hortaliças contêm fibras, mas, você também pode adicionar fibras da linhaça em pó, da aveia ou do amaranto em caldos, com frutas ou em iogurtes. As fibras retardam a liberação de glicose na circulação, evitando picos de insulina pelo pâncreas, esse efeito promove mais saciedade, ou seja, menos fome e, quanto menos insulina circulando, maior a queima de gordura.

*Evite frituras, carnes à milanesa, empanados. Além de muito calóricos, são ricos em gorduras saturadas, piorando os níveis de colesterol e a saúde das artérias.  Opte pelas versões grelhadas ou assadas.

*Aumente o consumo de frutas cítricas, ricas em vitamina C, como laranja, limão, melão, abacaxi, tangerina, acerola e goiaba. Elas fortalecem o sistema imunológico.

*Diminua o consumo de açúcar, pois este dificulta a absorção de nutrientes e vitaminas.

* Para que o sistema imunológico funcione da melhor forma possível, além de uma alimentação equilibrada, o sono é fundamental. Durma mais cedo e procure ter um sono reparador. Para quem sofre de insônia, vale tomar um chá de mulungu com cidreira ou mulungu com camomila e folhas de manjericão antes de deitar. Eles são calmantes e podem auxiliar você a ter uma boa noite de sono.