Versátil e fácil de fazer, a tapioca pode ser preparada de forma saudável e com diferentes recheios. Por ser feita apenas de mandioca, é um alimento natural com baixo teor de sódio, sem gordura, rico em carboidratos de fácil digestão e sem glúten. Ela não possui a gliadina, uma proteína presente no glúten que colabora para o aumento da inflamação do organismo e da gordura abdominal. Também pode ser consumida por diabéticos (melhor ainda se colocar junto no preparo da massa chia ou linhaça em pó, para diminuir o índice glicêmico).

Consumo e preparo

É preciso ter cuidado com o excesso na hora de consumi-la, pois 50g da massa tem 70 calorias.

Tapioca pede moderação. A quantidade liberada para ingestão diária depende do gasto calórico de cada pessoa. Para não engordar, a regra é queimar mais energia do que aquela consumida durante o dia.

Outro ponto é que, em excesso, o sistema digestivo também fica prejudicado. Tapioca não tem fibras e nutrientes que facilitam o trânsito intestinal, por isso, pode causar prisão de ventre. Sugere-se comê-la como uma refeição, podendo ser no café da manhã, almoço ou jantar. O ideal é apenas uma tapioca por dia. Outra dica na hora da preparação é prestar atenção aos ingredientes do recheio, para que não fique muito calórica.