A vitamina D tem papel fundamental na imunidade, reprodução, secreção de insulina e na saúde da pele. Ela protege contra a fraqueza muscular e é necessária para o funcionamento adequado da tireóide e coagulação. Além disso, estimula o transporte de fosfato no intestino, em conjunto com o paratormônio, mobiliza cálcio dos ossos e aumenta a reabsorção renal de cálcio e fosfato.

Vale ressaltar também que existem receptores para a vitamina D nos ossos, sistema linfático, trato gastrointestinal e urinário, músculo, sistema nervoso, sistema reprodutivo, pele e sistema endócrino. Portanto, ela age modulando a expressão gênica das células que possuem receptores para ela.

A vitamina D é absorvida no intestino, junto com os lipídeos, com a ajuda da bile. Depois disso, é convertida na pele no hormônio ativo, por meio dos raios ultravioletas. Por isso da importância de exposição solar diária. Fortalecendo ainda mais a importância dela, já existem estudos sobre a atuação desta vitamina nas doenças crônicas (diabetes, fibromialgia, dores reumáticas) assim como nas autoimunes.

Mesmo com tantos benefícios, a vitamina D é encontramos somente em alguns alimentos. Entre eles estão os peixes gordos, fígado e a gema de ovo.