O Carnaval está chegando e, com ele, vêm dias despreocupados e dedicados à diversão. Mas, apesar da descontração que pauta o período, quem é adepto da folia precisa manter alguns cuidados com a saúde para evitar indisposição e ressaca ou problemas mais sérios, como desidratação e infecções intestinais.
Item sempre presente no Carnaval, o calor intenso precisa ser compensado com muita água para não causar prejuízos aos foliões. Conforme a médica nutróloga Cristiane Molon, as altas temperaturas levam o corpo à uma perda mais acentuada de líquidos e, por isso, a hidratação adequada é importante antes, durante e depois das festas.
Ela explica que, para manter o organismo saudável, é necessário ingerir, no mínimo, dois litros de água por dia. “Vale também beber água de coco natural, chás sem adoçar ou água saborizada com gengibre e limão”, sugere. Outra dica é sempre dar preferência aos sucos naturais ou água de coco no lugar dos refrigerantes e sucos industrializados.
Aos que não dispensam a cerveja, a especialista recomenda intercalar um gole e outro com suco de frutas e água mineral. Isso porque, a bebida alcoólica é diurética e exige que as vitaminas e os sais minerais perdidos sejam repostos para evitar a famosa e temida ressaca.
Além hidratação, os foliões não podem se esquecer de manter uma alimentação adequada para recuperar as energias. “Faça mais refeições ao dia, busque alimentos mais nutritivos e consuma mais carboidratos, como massas, frutas e cereais, de preferência integrais, tendo em vista que são fontes de energia rápida”, explica a nutróloga.
Segundo Cristiane Molon, antes de sair para os bailes e blocos de Carnaval, é aconselhado fazer uma pequena refeição saudável e evitar os alimentos muitos gordurosos, que retardam o esvaziamento do estômago e dificultam a digestão. Entre eles, estão pasteis fritos, biscoitos recheados, churros, queijos amarelos, sanduíches com maionese caseira.
Dicas saudáveis para os dias de Carnaval:
– Beba bastante líquido (água mineral, água de coco) durante a festa;
– Coma a cada três horas. Jejum prolongado e álcool não combinam;
– Faça mais refeições durante o dia;
– Evite carnes e lanches gordurosos;
– Mantenha o estômago com algum alimento, mas não exagere;
– Leve barras de cereais, chocolate meio amargo e porções pequenas de frutas secas;
– Evite comer em lugares sem higiene adequada;
– Se for beber álcool, intercale água ou suco de fruta entre um gole e outro;
– Durma bastante e evite emendar um dia no outro;
– Tenha cuidado com as doenças sexualmente transmissíveis, principalmente a AIDS e a hepatite. Sexo seguro é o mais importante.