Depois de alguns dias de sol, praia e piscina, os cabelos ficam ressecados, a pele manchada e desvitalizada, as unhas quebradiças e o corpo com aqueles quilinhos a mais. Calma! Com a retomada dos hábitos saudáveis e da rotina de exercícios, sono e da força de vontade é possível recuperar o brilho dos fios, a saúde da pele, desinchar e ficar em paz com a balança.
PELE
Com o aumento da exposição solar a pele fica mais suscetível a ressecamentos e manchas. A imersão em piscina e mar também aumenta a oleosidade da pele e os cravos. Tanto os raios UVA como os UVB escurecem os melasmas (manchas do rosto).
Para começar, faça uma boa esfoliação para remover células mortas. Depois, hidrate bastante para dar um choque de nutrientes. Lembrando que esfoliantes e hidratantes faciais devem ser específicos para o rosto e de acordo com o tipo de pele de cada um. É importante evitar banhos quentes e também utilizar pouco sabonete. Para os lábios, um bom hidratante faz a diferença.
CABELOS
A exposição solar e os raios UVA atingem a matriz capilar, diminuindo a retenção de água dentro do fio, destroem também os aminoácidos essenciais para o córtex capilar (que é o que mantém o fio compacto, sedoso e sem porosidade). Consequentemente, os fios ficam mais quebradiços e desidratados.
Textura de palha, quebradiço, falta de brilho e pontas duplas são queixas recorrentes no consultório. Muito tempo na piscina e água salgada são os grandes vilões dos fios. O excesso de cloro e o sal do mar danificam a estrutura dos fios que perdem muita água e ficam opacos e quebradiços. A hidratação caseira é uma ótima opção para o fio recuperar a água perdida.
No calor, é comum ficar mais tempo com os cabelos presos ou molhados, podendo, assim, danificar os fios. Os cuidados devem ser redobrados na estação.
O suor também é considerado um vilão para a saúde dos fios. Ele é um mecanismo natural que controla a temperatura do corpo. Quando produzido em excesso, pode ressecar os fios e causar caspa. Dica: evite o uso de chapéus e bonés e lave os cabelos diariamente em casos de transpiração excessiva.
UNHAS
As unhas também necessitam de hidratação. O ideal seria evitar o uso de esmaltes e removedores por uns dias e investir em hidratação. Existem algumas bases fortificantes com nutrientes específicos para unhas. E, claro, a alimentação é fundamental nessa fase de recuperação. Use e abuse de alimentos antioxidantes, como hortaliças e frutas.