Alguns alimentos, consumidos por muitas pessoas diariamente, são inimigos da boa saúde. A lista é grande, mas, hoje, selecionei os que considero as piores opções. Eles podem esconder substâncias perigosas e causar reações químicas maléficas. Confira:
Batata frita
A batata frita está presente em grande parte das refeições dos brasileiros e serve como acompanhamento de lanches. A acrilamida é uma substância química formada durante o aquecimento de alimentos ricos em carboidratos a temperaturas acima de 120 graus. Falamos da fritura porque o cozimento não atinge essa temperatura alta. O aminoácido asparagina reage com a glicose (ou frutose) e libera a maléfica acrilamida, composta com propriedade cancerígena, além de neurotóxica (danos no sistema nervoso). Existem outros alimentos que liberam acrilamida, mas a batata, quando frita, é a que apresenta maior teor dessa substância.
A acrilamida é usada em processos industriais, na produção de plásticos, colas, papel e cosméticos. Batatas fritas caseiras e de pacote, biscoitos e bolachas, cereais de pequeno almoço, batatas assadas, produtos de pastelaria e café contêm, originalmente, acrilamida. Mas, estudos já identificaram o composto nas frutas secas, vegetais cozidos, azeitonas pretas e alguns frutos secos tostados.
Refrigerante
O refrigerante é uma toxina e não um alimento. Tanto na versão zero, quanto na normal, não tem nada de bom para oferecer. Já a lista de malefícios é extensa!
Ele possui fosfato, açúcar e fatores antinutricionais que impedem que o corpo absorva os nutrientes. É uma caloria vazia com grande quantidade de sódio e corante que toma o espaço da água.
A bebida deixa o corpo mais ácido e rouba o cálcio dos ossos, deixando-os porosos. O ph do refrigerante chega 2,5, enquanto o ph do sangue é de 7,45, ou seja, quando você toma um copo de refrigerante precisa tomar 32 copos de água alcalina para reequilibrar o organismo. Portanto, evite a bebida sempre que possível!
Sorvete
A combinação de açúcar refinado, polisorbato, benzoato de sódio, corantes, flavorizantes pode causar hiperatividade em crianças, pois altera a química cerebral. A gordura trans, responsável pela textura cremosa do sorvete, rouba nutrientes do organismo. Outro problema é a quantidade de glicose. Quando ela cai no corpo se transforma em açúcar e insulina. A insulina, quanto mais baixa, mais longevidade oferece. Paladar é hábito, não se esqueça!
Bolacha recheada
Os biscoitos e bolachas parecem ser opções leves e práticas, mas são combinações de açúcar, sódio (sal), acrilamida, corantes e gordura trans para deixar o biscoito bem crocante. É uma caloria vazia como o refrigerante, sem nada de nutriente.
Salgadinhos de milho (chips)
É um dos alimentos com maior quantidade de sal, acrilamida, conservantes, corantes e aromas. Não possui praticamente nenhum nutriente e é muito frequente o consumo pelas crianças e adolescentes. Engorda, incha e inflama as células.
Salsicha
Salsicha e mortadela são embutidos. Para mantê-los conservados, usa-se nitratos. No estômago, vira nitrito e depois vira nitrosamina, substância com potencial cancerígeno. Por mais que seja um alimento proteico, tem muita gordura e sódio, que retém líquido. É também rico em conservantes e substâncias que dificultam a eliminação de toxinas. O consumo esporádico não tem problema, o prejudicial é quando esses alimentos fazem parte do cardápio diário.