Temos no mercado, diversos tipos de açúcar e, às vezes, fica difícil escolher. Por isso, vale ressaltar que as principais diferenças entre eles aparecem no sabor, na cor, textura, na composição nutricional de cada tipo, assim como em quais processos foram submetidos. Cada variedade é absorvida de uma forma diferente. A regra básica é a seguinte: quanto mais escuro é o açúcar, mais vitaminas e sais minerais ele tem e mais perto do estado bruto ele está.
O mascavo, por exemplo, é o açúcar em forma bruta, já que é obtido no cozimento e cristalização do caldo de cana. Como não passa pelo processo de refinamento, ele conserva nutrientes como o cálcio, ferro, magnésio, potássio e fósforo. Apresenta coloração mais escura, é mais úmido e o sabor mais encorpado. Possui 90 calorias em 100 gramas, alto valor calórico. O açúcar mascavo é um dos mais saudáveis.
Depois, com leve refinamento, vem o açúcar Demerara, que também conserva todos os nutrientes, como o açúcar mascavo. A melhor escolha para esse tipo de açúcar é a forma orgânica, porque mantém todos os nutrientes sem nenhum aditivo químico. São 20 calorias em uma colher de chá.
Mas, além dos dois, ainda existem muitos outros tipos.