A vitamina B12, que tem como principais fontes a carne vermelha e o leite, é essencial para o bom funcionamento do organismo. A deficiência pode levar a anemia macrocítica (célula grande). As células sanguíneas anormais têm menor capacidade de transportar oxigênio, causando fadiga (cansaço).
A falta de B12 também pode levar ao quadro de confusão, depressão, irritabilidade, falta de concentração, apatia, oscilação do humor, queda de cabelo e aumento da homocisteína, ou seja, maior formação de placas ateroscleróticas e obstrução arterial. Este fatores provocam problemas cardíacos e AVC.
Boa parte da deficiência se deve à absorção insuficiente por intolerância à lactose, doença celíaca ou pela idade. Pessoas idosas perdem a capacidade de absorver a vitamina por causa da redução das secreções estomacais (ácido gástrico e a enzima pepsina).
A B12 participa da síntese do DNA, na reprodução das hemácias (células vermelhas) e mantém a bainha de mielina que recobre as células nervosas. Ela atua junto com outras vitaminas do complexo B e, ainda, age na conversão do carboidrato, proteína e gordura em energia para o organismo. A vitamina ajuda a eliminar a homocisteína, um produto de degradação da metionina potencialmente danoso. Para lembrar: a homocisteína pode danificar a parede interna das artérias e desencadear problemas cardíacos.
Por tudo isso, ela é indispensável na dieta e quem é vegano necessita de suplementação de B12. Já os intolerantes à lactose ou que tenham doença celíaca devem ficar atentos, assim como os idosos. É sempre válido consultar seu médico a respeito.