O inverno é uma estação propícia para o consumo de pratos quentes e combinações mais pesadas, como as massas, por exemplo. Além disso, nesta época do ano, o corpo gasta mais energia para manter a temperatura, portanto, é natural que as pessoas sintam mais fome.

Mas, é possível manter uma alimentação saudável e equilibrada mesmo diante das baixas temperaturas, evitando, assim, o aumento de peso. A especialista destaca o consumo de chás, sopas e caldos quentes como uma alternativa para esquentar o corpo sem exagerar nas calorias. Os chás apresentam vários benefícios à saúde, como a proteção das artérias e o auxílio na digestão. Alguns ainda são termogênicos, ou seja, ajudam a acelerar o metabolismo.

O consumo de sopas também é indicado. Elas aquecem, são pouco calóricas e ricas em vitaminas e minerais que reforçam as defesas do organismo. Para deixar o prato nutritivo, a dica é utilizar legumes, verduras, carnes magras sem pele e fibras solúveis para engrossar o caldo, como farelo de trigo, linhaça em pó, amaranto ou aveia. Cuidado com os queijos amarelos. Utilize queijos brancos e, para acompanhar, pães ou torradas na versão integral, que têm maior poder de saciedade. Ao preparar este prato típico de inverno é preciso também evitar o uso de temperos prontos ou de creme de leite, que têm uma grande quantidade de sódio e gordura, componentes que aceleram o aumento de peso e podem até agravar doenças cardiovasculares.

O pinhão é outro alimento bastante consumido na estação mais fria do ano, principalmente, em Santa Catarina. Ele é rico em gorduras insaturadas, que são boas para o coração. A semente possui nutrientes que funcionam como antioxidantes, fortalecendo o sistema imunológico e prevenindo contra doenças ou infecções. Mas, cuidado, pois o pinhão é calórico, possuindo em média 30 calorias por unidade. O ideal é consumir cem gramas, duas ou três vezes por semana.

Além das comidas, a mesa de inverno contempla quase sempre uma garrafa de vinho. A ingestão moderada da bebida reduz o risco de doenças cardiovasculares e demências e ajuda na digestão. Esses benefícios estão relacionados aos antioxidantes presentes na casca e nas sementes da uva, polifenóis e resveratrol. A quantidade recomendada é de uma taça de vinho ao dia.

Nas preparações de inverno, a dica é acrescentar ingredientes como canela e gengibre. A canela, por exemplo, tem ação estimulante, termogênica e digestiva. Ela diminui a compulsão por carboidratos e doces. Já o gengibre é rico em vitamina C, fortalecendo a imunidade e reduzindo o colesterol. O gengibre contém vitaminas B3 e B6, que ajudam a aliviar os sintomas da TPM, e antioxidantes como magnésio, selênio e zinco. Pode ser usado em chás, caldos e sucos. Os hipertensos devem consumi-lo moderadamente.

Outras dicas

– Dê preferência às sopas feitas à base de legumes e opte por temperos naturais para realçar o sabor.

– Troque o chocolate quente pelo chá. Chás são ótimas opções para aumentar a temperatura corporal, desde que sem açúcar ou adoçados com mel, agave, açúcar mascavo, açúcar de coco ou xylitol.

– Beba muita água! Não esqueça a hidratação. Embora a transpiração diminua no inverno, as necessidades quanto à hidratação continuam sendo as mesmas.

– O consumo de fibras é fundamental para o bom funcionamento do organismo. Portanto, inclua linhaça em pó, aveia, amaranto, quinua em pó em caldos, sopas, frutas e iogurtes.

– Escolha carnes magras, como frango e peixe. Evite frituras ou carnes a milanesa.

– Consuma mais verduras e legumes refogados, pois eles forram o estômago, diminuindo o consumo de pão, macarrão e batata.

– Prepare o fondue, um dos pratos típicos da estação, com leite desnatado ou sem lactose e queijos magros. Os pães podem ser substituídos por legumes ou carnes.

– Aumentar o consumo de frutas que são fontes de vitamina C (laranja, limão, melão, abacaxi, tangerina e morango) fortalece o sistema imunológico. Na sobremesa, opte por frutas quentes assadas ou cozidas, que satisfazem a vontade de doces e não comprometem a dieta.

– Não se esqueça de praticar exercício físico, essencial em qualquer estação do ano.