Quando nos expressamos, rimos ou choramos, os músculos da face se contraem. Com o passar do tempo, a atividade desses músculos resulta em marcas de expressão, tais como as linhas da testa, os “pés de galinha” ou os vincos entre as sobrancelhas.

A toxina botulínica é aplicada diretamente no músculo responsável pela formação da ruga, causando seu relaxamento temporário e conferindo ao rosto uma aparência mais calma e rejuvenescida. Pode ser utilizado de forma preventiva para quem tem muita expressão, evitando, assim, a formação dos vincos mais profundos. Outra indicação da toxina é para suor excessivo (hiperidrose das axilas e mãos). Não aconselho o uso de toxina para paralisar a face, o bacana é manter a expressão facial natural, minimizando as rugas.

É um procedimento rápido e o resultado aparece entre três e dez dias após a aplicação. Uma vez visíveis, esses efeitos podem durar de quatro a seis meses. Durante esse período, pode ser realizado preenchimentos (ácido hialurônico), laser, peelings, terapia fotodinâmica, radiofrequência, entre outros procedimentos para rejuvenescimento.

Existem muitas dúvidas sobre a real aplicação do Botox. A principal indicação é para área dos olhos, testa e entre sobrancelhas (para quem tem marcas de expressão). Botox não é preenchimento. Ambos são procedimentos totalmente diferentes, mas complementares. O chamado “bico de pato” não se faz com botox, mas com preenchimento mal aplicado.

O procedimento começa na avaliação, portanto, tire suas dúvidas, fale sobre expectativas e o que quer com o resultado. Enfim, converse com o médico, isso é fundamental para a satisfação e bons resultados.