O ideal seria realizarmos três refeições equilibradas durante o dia. Elas devem seguir aquele velho ditado: comer de manhã como um rei, ao meio dia como um príncipe e à noite como um mendigo.

Pela manhã, quando seu estômago descansou bem durante a noite, ele está preparado para receber uma refeição rica em nutrientes e, assim, encarregar-se de elaborar energia para o desempenho das tarefas do dia. Escolha os alimentos que vai ingerir no café da manhã. A primeira refeição precisa de proteína, carboidrato e gorduras boas, além dos micronutrientes.

À noite, quando o corpo está cansado e lento, prefira ingerir alimentos leves e de fácil digestão. Você precisa descansar durante o sono. Se o jantar foi pesado e copioso, a circulação sanguínea vai estar voltada para o seu estômago e o sono não vai ser restaurador. Cansaço matinal, indisposição, dor de cabeça e gosto amargo na boca, podem ser sinais de que o jantar não foi o mais adequado.

O QUE FAZER? Faça jejum de quatro a cinco horas entre uma refeição e outra. Seu aparelho digestivo também precisa de repouso.