– Alimente-se bem! A alimentação é fonte de nutrientes e energia. Por meio do equilíbrio de vitaminas e minerais, provenientes de carboidratos complexos, gorduras saudáveis e proteínas, conseguimos os nutrientes necessários para as células produzirem energia.

– Evite dietas restritivas e por muito tempo.

– Tome cuidados quanto aos estimulantes. Se você está sem energia e esgotado, precisa de repouso do corpo e da mente e não de energéticos, café e drogas. O uso crônico de estimulantes, altera a química dos neurotransmissores cerebrais, diminuindo ainda mais as reservas de energia.

– Evite álcool. Ele induz a um relaxamento e sono superficial, pois a bebida alcóolica faz o cérebro permanecer menos tempo no sono REM (sono profundo), que é necessário para a reparação.

– Ingira água. Ela mantém as células, ou seja, o corpo todo, funcionando adequadamente é o fluido vital. Um corpo desidratado é como um carro sem combustível, não consegue gerar energia.

– Exercite-se regularmente. A atividade física melhora o condicionamento cardiovascular, a resistência e a disposição. Faça algo agradável para liberar serotonina.

– Quando temos consciência do que precisamos para ter uma vida mais leve, com menos pressão, começamos a fazer escolhas mais inteligentes, seja na alimentação, no sono, nos amigos e nas atividades em geral.