Quando perdemos saúde, podemos recuperá-la por meio de cuidados médicos adequados, dieta e exercício. O tempo perdido, não volta mais. Ninguém pode ganhar tempo e a falta dele é um problema sério da vida moderna. Não temos tempo para nós mesmos, para nos exercitarmos, preparar as nossas refeições, para o lazer, ler um bom livro.
Além disso, não estamos dormindo o suficiente. A importância de um ciclo regular de sono-vigília tem estreita relação com o apetite. Dormir poucas horas aumenta o apetite e o risco de diabetes. Sem um período adequado de sono, nosso organismo não pode funcionar corretamente. A privação causa a inversão do biorritmo do cortisol (hormônio do estresse), que leva ao acúmulo de gordura.
Mas, quantas horas de sono são suficientes? O ideal para que ele seja reparador são, em média, de sete a nove horas, porém, essa matemática depende de cada pessoa.
Se o sono for de qualidade, o dia será mais produtivo e você terá mais energia. A imunidade também fica fortalecida, ocorre a prevenção do diabetes, de doenças cardíacas e da hipertensão arterial. Não dormir afeta as habilidades cognitivas e a memória. Além disso, desencadeia aquele mau humor e irritabilidade que contaminam os colegas de trabalho e a família.
Portanto, não deixe de dormir. Esqueça o celular, o tablet, o computador e os compromissos que não são essenciais. Dê a você esse tempo!