Os alimentos light e sem gordura fazem sucesso porque contêm menos calorias. Mas, como são industrializados, têm muito carboidrato, açúcar e sódio. Eles ajudam a diminuir a ingestão de calorias, mas não ajudam a controlar a fome, porque contam com açúcar.
Quando a gordura é removida desses alimentos é necessário adicionar açúcar e sódio para compensar a perda do sabor. O gosto doce é adicionado com xarope de milho ou adoçantes artificiais. Os adoçantes artificiais desregulam o apetite e aumentam a compulsão alimentar. Os adoçantes, como o aspartame, estão relacionados com dores de cabeça, depressão, síndrome metabólica, diabetes, entre outros incômodos e doenças.
Alimentos industrializados são ricos em carboidratos e contêm pouca proteína e gordura. Isso promove a secreção de insulina, o que leva ao armazenamento de gordura e impede o emagrecimento.Quando há a associação desses alimentos com refrigerante ou suco de fruta é desastre na certa, pois o pico da glicose é tão alto que aumenta o apetite pouco tempo depois de comer. Assim, o ciclo vicioso está instalado.
Alimentos processados e industrializados devem ser evitados, pois, além de não serem nutritivos, não promovem a saciedade.