(47) 3273-1575
“Mindful eating” - Comer consciente e com atenção
10/8/2018

Para falar de “Mindful Eating” precisamos definir Mindfulness (traduzido em português como atenção plena). Trata-se de vivenciar o momento presente. O “Mindful Eating” consiste em trazer a consciência para tudo o que envolve o comer: porque comemos, como comemos e ainda porque paramos de comer. 

 

Ao olhar para nossa alimentação, hoje, podemos nos perguntar: Já aconteceu de você terminar uma refeição e nem perceber o que comeu? Você consegue lembrar do sabor da sua última refeição? Você já almoçou ou jantou vidrado no celular ou na televisão e nem percebeu o quanto comeu? Você mastiga o alimento, sente a textura, degusta-o verdadeiramente?

 

Comemos sem pensar se estamos com fome ou se é vontade de comer. Normalmente, esse hábito vem acompanhado de ansiedade. Muitas vezes, nos alimentamos “no piloto automático”, jogando comida para dentro sem pensar nas consequências, apenas para compensar um dia ruim, a falta de tempo, uma situação estressante, carência e outras questões, em geral, inconscientes.

 

Se não tiver tempo para comer, faça jejum. Comer rápido é um péssimo hábito, desencadeia inúmeras reações no metabolismo, atrapalha a digestão, fermenta, gera gases e logo vai sentir fome novamente. Comer consciente é estabelecer uma conversa com o alimento. Observar o que está comendo e como o alimento dialoga com você, desenvolvendo a consciência dos sinais internos.

 

Quando está ansioso, ou tem uma prova, ou uma promoção ou vai pegar um voo, ou tem uma decisão importante para ser tomada, observe o que o corpo pede, doce ou salgado? Só um pedacinho sacia ou não? Tem ataques de compulsão? Ocorreu alguma situação que chateou anteriormente? Ao questionar ou olhar atentamente para o organismo, melhoramos a autopercepção e, com isso, temos capacidade de fazer escolhas melhores e saudáveis.

 

Quer um exemplo para praticar? Pegue uma fruta e a explore com seus cinco sentidos: veja suas cores e seu formato, sinta seu cheiro, toque-a para sentir a textura, seu peso e temperatura. Depois, ao leva-la a boca, mastigue devagar, não engula rapidamente, permita-se um tempo para explorar todos os sabores. Depois, reflita e reconheça como seu corpo reage à experiência.

 

Mindful Eating não é uma dieta, não defende nenhum padrão alimentar. Em Mindful Eating focamos na consciência do momento presente, percebendo a experiência atual, desejos, fome física e saciedade. O objetivo não é apenas comer com atenção plena, mas cultivar a atenção ao comer transformando o comportamento alimentar a seu favor. É um processo, um treino diário. Experimente, a partir de hoje, você também!

Onde estamos:
Rua Leopoldo Malheiro - 82
Sala A - Centro - 89251-490
Jaraguá do Sul - SC
Entre em contato:
(47) 3273-1575
(47) 9912-7858 (Tim)
contato@cristianemolon.com.br
Credenciamento:
CRM: 11384-SC
RQE: 10352