(47) 3273-1575
Páscoa exige equilíbrio, conhecimento e doses de moderação
31/3/2015

Não há uma época no ano mais irresistível do que aquela que antecede a Páscoa. É neste período que os supermercados são invadidos pelos chocolates nos mais diversos formatos, tamanhos e sabores. Poucas são as pessoas resistentes a essas verdadeiras tentações. Mas, quem pretende manter a saúde e a boa forma, deve ter cautela, atenção e equilíbrio.

 

Isso porque, segundo a médica nutróloga Cristiane Molon, grande parte desses produtos possui recheios ricos em gorduras trans. Assim, quando consumidos em excesso, oferecem riscos de problemas futuros, entre eles a elevação dos teores de colesterol e triglicérides no sangue e o aumento do peso.

 

Outro motivo para ficar atento antes de comprar os ovos de Páscoa é a qualidade dos chocolates. Para evitar inconvenientes, como má digestão ou diarreia, a especialista sugere que se avalie o estado das embalagens. “Nunca compre produtos amassados, abertos ou com qualquer outro sinal de alteração”, destaca.

 

Para quem pretende manter as medidas conquistadas com dietas e exercícios físicos, a dica é sempre dar preferência para as versões meio amargo e com maiores concentrações de cacau. “Outros tipos de chocolates, como ao leite, branco e trufado, são preparados com muito açúcar e gordura”, explica a nutróloga. Aos intolerantes à lactose e glúten, vale procurar as opções especialmente desenvolvidas a ambos os públicos.

 

A médica ainda ressalta que o chocolate, quando consumido de maneira moderada, é saudável e nutritivo. “Quanto mais cacau tiver, melhor. O amargo, com 70% de cacau, contém antioxidantes importantes para a saúde. Mas, a recomendação é de apenas 25 gramas por dia”, esclarece.

 

Segundo Cristiane Molon, o mais importante é manter o equilíbrio. Vale comer de tudo, porém, com cautela. Além disso, exercícios físicos devem fazer parte da rotina de qualquer pessoa que pretende ter saúde e bem estar.

 

Outras dicas

- Antes de chegar o feriado de Páscoa é interessante seguir uma alimentação saudável e equilibrada. É preciso evitar o ganho de peso nesse período, já que, muitas vezes, nem se conseguiu eliminar os ganhos extras de peso das férias e do Natal.

- Opte sempre por um ovo pequeno e evite comer tudo em um só dia.

- Cuidado com as versões diet ou light, pois, elas são tão calóricas quanto as tradicionais.

- Se puder escolher o chocolate, prefira aqueles com mais de 70% de cacau. Além de possuir uma quantidade menor de açúcar, o cacau tem funções antioxidantes que são importantes para manter a beleza da pele e o controle do colesterol ruim.

- Divida o chocolate com familiares ou colegas de trabalho.

- Consuma pequenas quantidades ao dia. O ideal é não exceder 30/40 gramas diárias (equivalente a três a quatro quadradinhos da barra comum).

- Se abusar no consumo de chocolate, evite ficar em jejum nas refeições seguintes para compensar. Faça refeições leves, incluindo vegetais e proteínas magras, como peito de frango e peixes. Aproveite para se exercitar depois da comilança para não estocar em forma de gordura.

Onde estamos:
Rua Leopoldo Malheiro - 82
Sala A - Centro - 89251-490
Jaraguá do Sul - SC
Entre em contato:
(47) 3273-1575
(47) 9912-7858 (Tim)
contato@cristianemolon.com.br
Credenciamento:
CRM: 11384-SC
RQE: 10352