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Os benefícios do chocolate
27/3/2018

Páscoa sem chocolate não tem o mesmo sabor, afinal, o período é ideal para se deliciar com ovos e bombons exclusivos para a data e que invadem os supermercados à nossa volta. Mas, quem se preocupa com a saúde e com a balança deve fazer algumas escolhas conscientes para usufruir apenas dos benefícios desse doce tão tentador.

 

Um dos benefícios do chocolate é fornecer energia ao organismo porque ele é rico em calorias, mas existem diferentes tipos de chocolate que têm composições muito diferentes. Assim, os benefícios para a saúde também são distintos.

 

Em média, 30 gramas de chocolate têm 120 calorias. Para que estas calorias não se tornem gorduras acumuladas, o ideal é comer o chocolate no café da manhã ou, no máximo, como sobremesa após o almoço, pois desta forma estas calorias serão gastas durante o dia. Se comer o chocolate à noite, quando o corpo estiver em repouso, estas calorias a mais, provavelmente, serão depositadas como gordura.

 

Os benefícios do chocolate amargo ou meio amargo são devido à sua riqueza em antioxidantes. O chocolate é o queridinho de muitas mulheres na TPM, não é exatamente um antidepressivo, mas ele dá prazer. O cacau, base do verdadeiro chocolate, estimula a produção de substâncias fundamentais para o bom humor. O chocolate é rico no aminoácido, que é o triptofano. Quando absorvido, ele leva à produção de serotonina, que gera prazer.

 

Faz bem ao coração porque promove um fluxo adequado de sangue devido aos potentes antioxidantes do grupo dos flavonoides que possui, que são as catequinas, epicatequinas e procianidinas;

Estimula o sistema nervoso central e os músculos cardíacos, pois possui teobromina, que é uma substância com ação semelhante à cafeína;

Dá sensação de bem-estar, pois ajuda a libertar o hormônio serotonina;

Diminui a pressão arterial e melhora a circulação sanguínea, já que produz óxido nítrico, substância que permite relaxar as artérias;

Aumenta o colesterol bom HDL e diminui o colesterol ruim, além de evitar a formação de placas de aterosclerose devido ao efeito antioxidante e cardioprotetor;

Melhora a função cerebral por aumentar o fluxo de sangue para o cérebro por causa das substâncias estimulantes como a cafeína e a teobromina, que também previnem o Alzheimer;

Protege a pele do sol graças aos compostos bioativos como os flavonóides, que resguardam a pele contra os danos da radiação UV;

Diminui a fome, sendo uma ótima opção para quem está querendo emagrecer, desde que consumido com moderação.

 

Para ter todos os benefícios do chocolate amargo basta comer um quadradinho de chocolate amargo ou meio amargo, que são cerca de seis gramas por dia.

 

As diferenças entre os tipos de chocolate existentes são:

- Chocolate branco - não tem cacau e tem mais açúcar, manteiga de cacau e gordura hidrogenada, tem baixo valor nutricional, é o mais calórico e não traz benefícios para a saúde.

- Chocolate ao leite - é o mais comum e tem alguma quantidade de cacau, leite e açúcar. Traz poucos benefícios à saúde.

- Chocolate meio amargo - é o que tem 40 a 55% de cacau, pouca quantidade de manteiga de cacau e açúcar.

- Chocolate negro ou amargo - é o que tem mais cacau, entre 60 a 85%, e menos açúcar e gordura.

- Diet: o perigo reside justamente no fato de que apresenta maiores quantidades de gordura em comparação aos outros.

- A base de soja: indicado para quem tem doença celíaca ou intolerância à lactose. O valor calórico é menor comparado ao diet e ao chocolate ao leite.

- Com avelã, nozes, castanhas, amendoins: as oleaginosas são fontes de vitaminas e minerais, mas elevam as calorias do chocolate. Não são boas opções para quem quer emagrecer.

- Alfarroba: proveniente de uma vagem comestível, é fonte importante de minerais e antioxidantes e não contém açúcar. É uma opção para os diabéticos e intolerantes à lactose.

Quem busca emagrecer deve ficar atento à qualidade do produto, além de fugir dos excessos. É um alimento calórico e fonte de energia, ou seja, uma opção para quem pratica esportes. O chocolate é um alimento funcional, mas deve ser consumido com moderação. Sempre prefira as opções amargas, com maior quantidade de cacau.

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