A ansiedade pode impedir o indivíduo de tomar decisões corretas e até mesmo paralisá-lo diante de alguma situação. Mas, você sabia que a alimentação equilibrada é uma forma natural de controla-la? Alguns alimentos contêm aminoácidos e vitaminas essenciais, que atuam diminuindo o estresse e combatendo a ansiedade:

– Consuma alimentos ricos em triptofano, que é um precursor da serotonina e proporciona bem-estar, como arroz integral, banana, aveia, chocolate, oleaginosas, carne, ovos, leite e derivados.

– Chocolate: o cacau é uma fonte de antioxiodantes, de fitoquímicos e de triptofano. Para se beneficiar, consuma 6 gramas (um quadradinho) de chocolate amargo com mais de 70% de cacau.

– Carnes e peixes são fontes naturais de triptofano, aminoácido que, em conjunto com a vitamina B3 e o magnésio, produz serotonina, importante para o sono, humor e no controle da ansiedade. Os peixes contêm taurina, substância que aumenta a produção de GABA, também com ação calmante.

– Espinafre, contém folato, que é uma vitamina antidepressiva natural. Quando diminui o ácido fólico, diminui a serotonina.

– Consuma mais aveia, feijões, lentilhas, ervilha, batata doce, inhame, cará, que são fontes de carboidratos e de energia.

– Alface: é rico em lactucina e folato, que atuam no organismo como calmantes.

– Ovos: são fontes de vitaminas do complexo B, acetilcolina e niacina. A carência dessas substâncias no organismo pode provocar ansiedade e apatia.

– Maçã: é rica em fibras, carboidratos, zinco e selênio.

– Uva: é fonte de vitaminas do complexo B, que auxiliam no funcionamento do sistema nervoso central.

– Laranja: fonte de vitaminas e cálcio, é uma fruta energética que relaxa os músculos e combate a fadiga.

– Suco de maracujá: possui propriedades calmantes e ansiolíticas.

– Tome mais chá de camomila e de cidreira devido à ação calmante.

Recomendações:

– Diminua o café e o álcool;

– Melhore a qualidade do sono: para um bom descanso, precisamos de um ambiente escuro e sem energia eletromagnética de aparelhos eletrônicos, como celular e TV.

– Pratique regularmente atividades que relaxem o corpo e a mente, como caminhadas, bicicleta, musculação, dança, meditação, ioga e Tai Chi Chuan.

-Pratique exercício físico: ele estimula a liberação de endorfinas, substâncias bioquímicas que promovem a tranquilidade.

– Busque tratamentos integrativos, como: acupuntura, Reiki, massagens, pois ajudam a acalmar a mente.

– Pare em algum momento do dia para respirar de forma consciente. Inspire e expire pelo nariz e repita algumas vezes, pois essa técnica reduz a ansiedade, além de aumentar o fluxo de sangue no cérebro.

Pequenas mudanças no estilo de vida são a melhor forma para o tratamento da ansiedade.