Cabelos saudáveis não são apenas bonitos. Eles também refletem o bom funcionamento do organismo e servem para proteger o couro cabeludo. E, como parte do corpo, são afetados pelos hábitos, pela alimentação e pela falta de nutrientes essenciais.

De acordo com a nutróloga Cristiane Molon, a qualidade dos alimentos consumidos no dia a dia exerce grande influência sobre os fios e, por isso, as principais inimigas dos cabelos são as dietas ricas em açúcar, carboidratos refinados e álcool. “Eles elevam os níveis de insulina no sangue, desequilibrando alguns hormônios, o que pode ter efeito negativo sobre os folículos capilares”, ensina.

A médica ainda explica que o baixo consumo de proteínas, como carne, ovos, leite e derivados, vitaminas e minerais pode levar à perda do brilho, à quebra e interferir no crescimento. Por outro lado, a ingestão de água é fundamental para levar os nutrientes até o bulbo capilar e manter os fios sedosos.

Além de uma alimentação equilibrada, outro hábito que ajuda a garantir cabelos saudáveis é evitar banhos quentes e o uso excessivo de secadores e escovas. “Uma dica é não prender os fios ainda molhados e ter em mente que tinturas e alisamentos, como a escova progressiva, podem influenciar na queda”, complementa.

Alimentos amigos dos cabelos

– Arroz, feijão e lentilhas têm aminoácidos que, quando combinados, dão origem a proteínas que formam o colágeno e a queratina. O feijão é uma grande fonte de biotina, ferro e zinco.

– Frutos do mar são ricos em magnésio, essencial para a formação dos fios.

– Vegetais de folhas verdes são fonte de vitaminas essenciais para o cabelo, como as vitaminas A e C, biotina, cálcio e ferro, que participa na formação dos glóbulos vermelhos e nutre os folículos capilares.

– Nozes são uma grande fonte de ácidos graxos, biotina e selênio e, ainda, têm propriedades anti-inflamatórias.

– Cenoura é rica em betacaroteno e a vitamina A.

– Aveia é rica em silício, vitaminas do complexo B e zinco.

– Salmão contém ômega 3 e selênio. Carne vermelha e frango também são boas opções de proteína magra.

– Quinoa também é uma ótima fonte de proteína.

– Frutas vermelhas, como morango, cranberry e mirtilo, oferecem flavonóides e vitamina C, substâncias que ativam a microcirculação sanguínea.