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Obesidade: entenda o que acontece no metabolismo

O número de pessoas com sobrepeso e obesidade tem aumentado muito e é alarmante. A obesidade é uma doença crônica, piora a qualidade de vida e aumenta o risco de desenvolvimento de diabetes e doenças cardiovasculares, como infarto e derrame cerebral.

 

Antes, pensava-se que era só a comida que engordava, hoje, entende-se que os mecanismos são muito mais complexos, estando envolvido o estresse crônico. A falta e diminuição da qualidade do sono, os maus hábitos alimentares, o sedentarismo, as emoções, assim como as toxinas ambientais (agrotóxicos, aditivos alimentares, dioxinas, derivados de petróleo) participam...

8/11/2017
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O que são carboidratos?

Essa é uma dúvida constante no consultório. Então, vamos lá: a principal função dos carboidratos é fornecer energia para o organismo. Mas, nem todo carboidrato é igual.

 

Temos os açúcares simples, como a glicose, presente no mel e no xarope de milho, a frutose das frutas) e a galactose, presente no leite e laticínios. Ainda temos a sacarose, açúcar da cana, da beterraba, lactose, do leite, e maltose encontrada na cerveja. Além disso, há também o amido, dos grãos, cereais, raízes e tubérculos, e a celulose, das verduras, legumes e castanhas.

 

Com...

20/9/2017
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Alimentos podem inflamar o cérebro

A escolha dos alimentos que são ingeridos no dia a dia faz toda a diferença na saúde geral do corpo. Mas, o que poucos sabem é que algumas opções, muito comuns na rotina da maioria das pessoas, também podem descompensar o metabolismo e acabar inflamando o cérebro.

 

Para reduzir essa probabilidade, é preciso optar por comida sem manipulação química. Prefira peixes ricos em gorduras boas, como ômega 3, óleo de coco, azeite de oliva extravirgem de boa qualidade, oleaginosas (castanhas, nozes e amêndoas), verduras e legumes orgânicos, geleia real e alga clorella.

 

É importante enfatizar que,...

12/9/2017
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Você conhece as hortaliças brássicas?

Elas correspondem ao grupo de alimentos que inclui o brócolis, a couve-de-bruxelas, o couve-flor e o repolho. Ricas em vitamina C, fibras e compostos bioativos como flavonóides e glicosinolatos, são capazes de reduzir o risco de câncer, além de possuir ação cardioprotetora.

 

A sugestão é consumir de três a cinco porções por semana. Entretanto, evite o cozimento excessivo para minimizar a perda dos nutrientes e da vitamina C.

6/9/2017
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Mantenha a sua imunidade alta!

Para manter a sua imunidade alta, siga algumas dicas:
 

- Hidrate-se com água em temperatura ambiente;

- Consuma chás de laranja, gengibre e mel;

- Faça a ingestão de frutas cítricas ricas em vitamina C (laranja, limão, melão, abacaxi, tangerina, morango);

- Tenha um repouso adequado, pois é durante o sono profundo que ocorre a reparação do organismo;

- Inclua o gengibre na sua alimentação. Ele é rico em vitamina C e fortalece a imunidade. Porém, os hipertensos devem consumi-lo com moderação;

- Coma alho, que é fonte de alicina, rico em vitaminas A, B e C e também um...

1/9/2017
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