(47) 3273-1575
Escolha de peixes requer cuidados
25/3/2015

É na Quaresma que, tradicionalmente, os peixes invadem o cardápio diário da maioria das pessoas. Ricos em vitaminas B1 e D, sódio, magnésio, proteínas e ômegas 3 e 6, eles são grandes aliados na prevenção de doenças cardiovasculares e devem fazer parte da alimentação não apenas no período que antecede a Páscoa, mas durante todo o ano.

 

De acordo com a médica nutróloga Cristiane Molon, além do bacalhau, comum nas refeições da Sexta-feira Santa, também existem outros peixes saudáveis. Quem quiser variar, pode preparar pratos com salmão, pescada, atum e linguado. Porém, independente da preferência, é preciso ter cuidado no momento da compra, sabendo escolher o peixe de forma adequada.

 

Quando frescos, eles têm algumas características indicativas de que estão apropriados para o consumo. “Os peixes devem possuir couro/escama firme, bem aderida, úmida e sem a presença de manchas”, destaca. Além disso, os olhos precisam ser brilhantes, salientes e transparentes. Já as brânquias (guelras) devem ter cor que vai do rosa ao vermelho intenso, ser brilhantes e sem viscosidade. E, por fim, lembre-se: o cheiro é característico e não repugnante. Caso contrário, há algo de errado com o produto.

 

Depois de incluir peixes nas compras, vale ficar atento aos acompanhamentos que serão levados à mesa. De acordo com Cristiane, para manter a saúde e as medidas, não se pode exagerar na quantidade de carboidratos presente no arroz e batatas. É também importante iniciar a refeição com um prato de saladas verdes e legumes levemente cozidos, pois são alimentos menos calóricos e ricos em fibras, aumentando a saciedade. Para temperar a salada, utilize ervas frescas, como manjericão, alecrim e cebolinha, sal rosa e azeite de oliva extravirgem.

Onde estamos:
Rua Leopoldo Malheiro - 82
Sala A - Centro - 89251-490
Jaraguá do Sul - SC
Entre em contato:
(47) 3273-1575
(47) 9912-7858 (Tim)
contato@cristianemolon.com.br
Credenciamento:
CRM: 11384-SC
RQE: 10352