(47) 3273-1575
Hipertensão e Obesidade
3/3/2015

Mesmo que em 90% dos casos de hipertensão não haja uma causa identificável, existem vários fatores associados ao seu desenvolvimento e o excesso de peso é um deles. Responsável por ampliar de duas a seis vezes o risco de hipertensão, ele exige cuidados especiais, como a adoção de programas de redução de peso.

 

Segundo as Seis Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial, o índice de massa corporal deve ser inferior a 25kg/m2 e a circunferência da cintura inferior a 102 cm para homens e 88 cm para mulheres. Mesmo a redução de 5% a 10% do peso inicial já é capaz de produzir uma diminuição na pressão arterial. 

 

É estabelecido que uma dieta equilibrada é aquela constituída pela ingestão de frutas, verduras, derivados de leite desnatado e alimentos com quantidade reduzida de gorduras saturadas e colesterol. Mas, o hipertenso também deve ficar atento a outros cuidados. 

 

É extremamente importante que as pessoas com hipertensão reduzam a quantidade de sal na elaboração de refeições e retirem o saleiro da mesa. Isso porque, no corpo humano, o sal age como uma esponja retendo água nos tecidos, permitindo uma elevação da pressão arterial. 

 

As novas diretrizes prescrevem a ingestão diária de até 6g/dia de sal (2 colheres de chá rasas ou 4g, além das 2g de sal já presentes nos alimentos naturais). Entretanto, os especialistas recomendam que se dê preferência, ao invés dos industrializados, a temperos naturais como limão, ervas, alho, cebola, salsa e cebolinha.

 

Além disso, vale ressaltar que alimentos com alto teor de gordura são  aqueles com maior quantidade de sal. As fontes industrializadas (enlatados, conservas, defumados, etc) são igualmente ricas em cloreto de sódio.

 

A ingestão de potássio também é prescrita. O potássio é uma fonte mineral cujas propriedades têm efeitos favoráveis em relação à redução da pressão. Ele é encontrado, principalmente, em frutas, legumes e vegetais de cor verde escura. A dieta rica em vegetais e frutas contém 2g a 4g de potássio por dia e pode ser útil na redução da pressão e na prevenção da hipertensão arterial. 

Onde estamos:
Rua Leopoldo Malheiro - 82
Sala A - Centro - 89251-490
Jaraguá do Sul - SC
Entre em contato:
(47) 3273-1575
(47) 9912-7858 (Tim)
contato@cristianemolon.com.br
Credenciamento:
CRM: 11384-SC
RQE: 10352