(47) 3273-1575
Dias de folia exigem cuidados com a alimentação
14/2/2015

Os dias de Carnaval estão chegando e os preparativos para quem pretende aproveitar a festa já fazem parte da rotina. Mas, além de decidir o destino e as companhias, os foliões devem ficar atentos a alguns detalhes que podem minar qualquer diversão.

 

Não é só de descontração que o Carnaval é feito e, por isso, descuidos na alimentação podem provocar problemas incapacitantes, como a desidratação, as infecções intestinais e a inconveniente ressaca. De acordo com a médica nutróloga Cristiane Molon, nesta época do ano, é comum a ingestão limitada de líquidos associada à má alimentação. “Os adeptos da folia precisam se hidratar antes, durante e depois das festas. Sugiro beber, pelo menos, dois litros de água por dia”, destaca.

 

Aos apreciadores das cervejas, a dica é intercalar a bebida alcoólica com suco de frutas ou água mineral. “Como ela é diurética, precisamos repor as vitaminas e sais minerais. A perda de nutrientes pela urina, associada com a baixa ingestão de água, pode ser a causa da famosa ressaca”, explica a especialista.

 

Quanto à alimentação, a médica esclarece que, para reabastecer o organismo que sofre com as energias gastas nos compromissos de Carnaval, são indicadas seis refeições diárias com intervalos de, no máximo, três horas. O ideal, nesses dias, é consumir mais carboidratos. Eles estão presentes em massas, pães e cereais, todos, de preferência, nas versões integrais. No café da manhã, também podem entrar no cardápio o leite desnatado, o iogurte e o queijo branco.

 

A nutróloga ainda enfatiza que, entre as três principais refeições, os foliões devem fazer lanches saudáveis com sucos naturais, frutas, água de coco e açaí. “As barras de cereais são uma boa pedida. Elas unem praticidade e sabor e têm em sua composição carboidratos e fibras”, indica.

 

No almoço e no jantar, a sugestão é preferir pequenas porções de carnes magras grelhadas e verduras e legumes. Quem não dispensa uma sobremesa deve preferir as frutas ou as gelatinas. “Lembre-se de evitar alimentos muitos gordurosos, pois eles retardam o esvaziamento do estômago e dificultam a digestão”, afirma. Integram esta lista os pasteis fritos, os biscoitos recheados, carnes gordas, queijos amarelos, chocolates e pastas à base de maionese.

 

 

Recomendações saudáveis para curtir a folia

- Beber muito líquido durante a festa;

- Comer a cada três horas;

- Ingerir pequenas porções em várias refeições diárias;

- Evitar carnes e lanches gordurosos;

- Não ficar sem comer para emagrecer;

 - Manter o estômago com algum alimento, mas sem exageros;

- Levar barras de cereais;

- Não comer em lugares sem higiene adequada;

- Se beber álcool, intercalar água ou suco de fruta entre um gole e outro;

- Dormir bastante e evitar emendar um dia no outro;

- Cuidar com as doenças sexualmente transmissíveis, principalmente, a AIDS e a hepatite. O sexo seguro é obrigatório.

Onde estamos:
Rua Leopoldo Malheiro - 82
Sala A - Centro - 89251-490
Jaraguá do Sul - SC
Entre em contato:
(47) 3273-1575
(47) 9912-7858 (Tim)
contato@cristianemolon.com.br
Credenciamento:
CRM: 11384-SC
RQE: 10352