(47) 3273-1575
Alimentação saudável auxilia no combate à celulite
12/1/2015

Presente em cerca de 90% das mulheres, a celulite incomoda quem se preocupa com a estética e a beleza do corpo. Mas ela é também uma questão de saúde, já que pode causar desconfortos, e até dores, nas regiões da pele acometidas pelo problema. De acordo com especialistas, a celulite consiste em um processo inflamatório decorrente do aprisionamento das células de gordura pelas fibras de colágeno, resultando no efeito "casca de laranja".

No verão, a preocupação com o corpo aumenta e cresce a busca por tratamentos que possam amenizar ou combater a celulite. Porém, a médica nutróloga, Cristiane Molon, alerta que esses indesejados furinhos devem ser combatidos o ano inteiro, e a solução para o problema, pode estar, em grande parte, no “prato” do paciente.

Segundo ela, existem alimentos que reparam, hidratam e revitalizam a pele e que, por isso, são grandes aliados no controle da celulite. “É indicado o consumo de alimentos ricos em alicina, substância que relaxa e aumenta a eliminação de sódio pelos vasos sanguíneos, reduzindo a inflamação. São eles: alho, cebola, aveia, brócolis, couve-flor e peixes”, explica.

A retenção de líquido é outro fator que favorece o aparecimento dos furinhos na pele, por isso, é preciso incluir na alimentação itens naturalmente diuréticos, como melancia, melão, pepino, couve e salsão. O sal em excesso deve ser evitado.

Outra forma de combater a celulite é melhorar a circulação sanguínea. Neste caso, as melhores alternativas são as frutas ricas em bioflavonoides, como lima, limão, laranja e uva. “Inclua em seu cardápio ainda a leticina, que reforça a parede das células, impedindo que elas percam água e nutrientes. Essa substância é encontrada no amendoim, na batata, na couve-flor, no espinafre, na laranja, no ovo e no tomate”, acrescenta.

Azeite de oliva, óleo de linhaça, gergelim, sementes de girassol, castanhas e peixes, por possuírem ácidos graxos essenciais, também são importantes para a hidratação das células. Já os aminoácidos, que estimulam a produção de colágeno e elastina, dão firmeza à pele, amenizando o problema. Eles são encontrados em carnes magras, frango, peixes, queijo magro e ovos.

Os antioxidantes, como cebola, cenoura, chá verde e frutas cítricas, também podem impedir a aparição dos furinhos. E por fim, alimentos com vitamina B e minerais ajudam as células da pele a absorver melhor os nutrientes. São eles: abacate, aveia, banana, beterraba, brócolis, cogumelo, laranja, melancia, leite e derivados com baixo teor de gordura.

Outra dica importante é beber muita água. “Evite carnes gordas, leite e iogurtes integrais, açúcar branco refinado, doces e frituras. Esses alimentos estimulam a inflamação, piorando os furinhos. Além de bons hábitos alimentares, ressalta-se a importância de exercícios físicos, assim como o equilíbrio metabólico”, conclui. Vale lembrar ainda que o uso de calças muito justas, de roupas íntimas apertadas, e o consumo de cigarro, aliado ao sedentarismo, também são agravantes da celulite.

Tratamentos

Se mesmo ingerindo muita água, praticando atividade física e aderindo à uma alimentação saudável, o problema persistir, é preciso buscar um tratamento, sempre mediante acompanhamento de especialista. É ele que irá apontar a alternativa ideal para cada paciente.

Mas em geral, o que pode ajudar são massagens, drenagens, e tratamentos estéticos como mantus, carboxiterapia e radiofrequência. “O tratamento deve ter uma manutenção. É preciso tratar o problema o ano todo e não somente no verão”, enfatiza Cristiane.

A médica nutróloga destaca ainda que celulite não tem cura, e sim tratamentos ou medidas que podem amenizar o problema. “O cuidado deve ser constante. Pois ela sempre volta”, alerta. Uma dica simples é massagear a região da pele acometida pelos furinhos com cremes, todos os dias, em casa. “Isso ajuda a ativar a circulação e melhora o aspecto da pele”, finaliza.

Onde estamos:
Rua Leopoldo Malheiro - 82
Sala A - Centro - 89251-490
Jaraguá do Sul - SC
Entre em contato:
(47) 3273-1575
(47) 9912-7858 (Tim)
contato@cristianemolon.com.br
Credenciamento:
CRM: 11384-SC
RQE: 10352