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Cuidado com sucos de frutas!
15/6/2017

Os malefícios do refrigerante todos conhecem, mas a informação de que os sucos de frutas não são tão bons assusta. Muita gente substituiu o refrigerante por suco, mas esqueceu que o suco pode ter mais açúcar que o refrigerante.

A fruta contém um açúcar chamado de frutose e, na casca, é que se concentra a fibra. Quando você faz o suco da fruta, a frutose é separada da fibra, que tem como uma das funções deixar a absorção mais lenta. Uma vez que o líquido não tem mais a fibra, a frutose é rapidamente absorvida e metabolizada no fígado em forma de gordura e bem mais rápido do que a glicose, promovendo o armazenamento de gordura, particularmente na região abdominal.

O problema é que o suco possui muito mais fruta do que se consumíssemos ela sem estado bruto “in natura”.  Um copo de suco, por exemplo, tem em média cinco laranjas. Ao fazermos um suco, deixamos as fibras da fruta de lado e, com isso, o nível de glicose, além de subir rapidamente, permanece alto no sangue. Isso faz com o pâncreas libere insulina na tentativa de diminuir o açúcar no sangue. Com o tempo, o corpo fica resistente à insulina, ou seja, precisa trabalhar dobrado para ajustar as quantidades de açúcar na corrente sanguínea. Assim, o organismo vai apresentar dificuldade em utilizar a insulina adequadamente.

Vale ressaltar que a insulina alta está relacionada a diabetes, aumento do risco cardiovascular, ganho de peso, entre outras disfunções. Sucos de frutas, apesar de algumas vezes serem saudáveis, devem ser consumidos moderadamente. Além de todo esse efeito, ao extrair a fibra da fruta, ocorre oxidação e o valor nutricional do alimento diminui.

Dependendo do tipo de suco e a frequência do consumo, o hábito pode ser prejudicial. Não tome suco todos os dias. O ideal seria evitar consumo de líquidos durante as refeições. Ao invés de suco de laranja, solicite limonada ou suco de acerola ou abacaxi com hortelã, de preferência, sem adoçar. Eles têm menos frutose e menor carga glicêmica.

Uma maneira mais saudável de consumir as frutas para que não ocorra elevação muito rápida de insulina no sangue, é adicionar chia, aveia em flocos, linhaça em pó ou castanhas, nozes e amêndoas, que possuem gordura. Fibras e gorduras ajudam o corpo a absorver o açúcar das frutas lentamente.

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